Direito Tributário em Destaque | Especial Reforma Tributária – Créditos na Transição

Mayer Brown

Com a proximidade da implementação das primeiras mudanças da Reforma Tributária, aprovada pela Emenda Constitucional n.º 132/2023, um dos principais temas de interesse dos contribuintes envolve a transição em relação aos créditos acumulados no sistema atual das Contribuições ao Programa de Integração Social (PIS), ao Financiamento da Seguridade Social (COFINS), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) e o Imposto sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).
Nesse contexto, apresentamos, a seguir, um sumário com as informações relevantes:

PIS e COFINS

Créditos de PIS e COFINS não apropriados ou não utilizados até 31.12.2026:

  • Poderão ser utilizados na compensação de débitos da CBS e de outros tributos federais; ou
  • Poderão ser ressarcidos em dinheiro.

Saldo de créditos de PIS e COFINS apropriados com base na depreciação, amortização ou quota mensal de valor em 31.12.2026:

  • Será apropriado como crédito presumido da CBS.

Devoluções a partir de 01.01.2027:

  • Conversão em créditos da CBS correspondentes ao PIS e à COFINS que incidiram nas operações de venda.

Conversão em crédito presumido da CBS sobre o estoque de bens materiais em 01.01.2027 desde que:

  • sejam bens novos adquiridos no mercado interno, importados para revenda ou para a utilização na produção de bens destinados à venda ou prestação de serviços; e
  • não sejam bens de uso e consumo pessoal, bens incorporados ao ativo imobilizado ou imóveis;

bem como,

  • em relação aos quais, na aquisição, não tenha sido tomado crédito de PIS e COFINS pela sujeição ao regime cumulativo em 31.12.2026 ou ao regime híbrido de apuração;
  • na aquisição, não tenham sido beneficiados pela alíquota zero, isenção, suspensão ou não incidência do PIS e da COFINS; e/ou
  • na aquisição, tenham sido sujeitos à substituição tributária ou à incidência monofásica.

Atenção! Aplica-se o prazo de 5 (cinco) anos para a utilização dos créditos sobre a depreciação, amortização, quota mensal de valor, devoluções e estoque.

PIS-COFINS-1

PIS-COFINS 2

ICMS

Ainda encontra-se pendente de regulamentação por lei complementar. Todavia, a Emenda Constitucional n.º 132/2023 dispõe que o saldo credor existente em 31.12.2032 e homologado pelo respectivo ente federativo poderá ser compensado com o IBS:

  • no caso de bens destinados ao ativo permanente, pelo prazo remanescente de 48 (quarenta e oito) meses previsto na Lei Complementar n.º 87/1996; e
  • nos demais casos, em 240 (duzentos e quarenta) parcelas mensais, iguais e sucessivas.

Além disso, a partir de 2033, os saldos credores serão atualizados pelo IPCA ou por outro índice que venha a substituí-lo.

ICMS

IPI

Ainda encontra-se pendente de regulamentação por lei complementar. No entanto, a Emenda Constitucional n.º 132/2023 assegura que será autorizada a compensação com outros tributos federais, inclusive a CBS, e o ressarcimento em dinheiro.

IPI

[View source.]

DISCLAIMER: Because of the generality of this update, the information provided herein may not be applicable in all situations and should not be acted upon without specific legal advice based on particular situations. Attorney Advertising.

© Mayer Brown

Written by:

Mayer Brown
Contact
more
less

PUBLISH YOUR CONTENT ON JD SUPRA NOW

  • Increased visibility
  • Actionable analytics
  • Ongoing guidance

Mayer Brown on:

Reporters on Deadline

"My best business intelligence, in one easy email…"

Your first step to building a free, personalized, morning email brief covering pertinent authors and topics on JD Supra:
*By using the service, you signify your acceptance of JD Supra's Privacy Policy.
Custom Email Digest
- hide
- hide