Empresas devem preencher o Relatório de Transparência Salarial até 28 de fevereiro

Mayer Brown
Contact

Mayer Brown

Empresas com mais de 100 (cem) empregados devem informar critérios remuneratórios e ações de promoção de diversidade até o dia 28 de fevereiro, por meio do Portal Emprega Brasil. As informações coletadas subsidiarão o Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios do primeiro semestre de 2025, a ser elaborado e disponibilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

O preenchimento do relatório decorre da Lei da Igualdade Salarial (Lei nº 14.611/2023) e do Decreto nº 11.795/2023, que estabelecem as diretrizes para a transparência nas práticas remuneratórias.

O envio das informações é necessário ainda para as empresas que já tenham disponibilizados as informações nos semestres anteriores.

Após o envio das informações, a próxima etapa será a publicização do Relatório de Transparência Salarial e Critérios Remuneratórios, que deve ser realizada até 31 de março de 2025, em canais oficiais da empresa, como o site corporativo, redes sociais ou outros meios eletrônicos de comunicação com o público, podendo ser acompanhado de notas explicativas elaboradas pela empresa.

O segundo relatório de 2025 deverá ser publicado em setembro. As empresas terão a oportunidade de informar critérios remuneratórios e ações de promoção de diversidade ao Portal Emprega Brasil em agosto.

Por que é importante que empregadores enviem as informações complementares?

Os dados informados ao Portal Emprega Brasil incluem os seguintes quesitos:

  • Existência ou não de plano de cargos e salários ou plano de carreira;
  • Política de incentivo à contratação de mulheres (negras, com deficiência, em situação de violência, chefes de domicílio e LGBTQIA+);
  • Políticas para promoção de mulheres a cargos de direção e gerência;
  • Iniciativas ou programas de apoio ao compartilhamento de obrigações familiares; e
  • Critérios salariais e remuneratórios para progressão na carreira.

O envio das informações complementares não é obrigatório mas servirá de base para a elaboração do Relatório de Transparência Salarial e de Critérios Remuneratórios.

Considerando a natureza das informações e a expectativa de aumento de fiscalização por parte das autoridades trabalhistas, é recomendável que empregadores preencham o relatório de forma a previamente esclarecer eventuais disparidades salariais e informar medidas de promoção de diversidade praticadas internamente, o que minimiza a possibilidade de autuações por parte de auditores fiscais vinculados ao MTE e de notificação para apresentação de Plano de Ação para Mitigação da Desigualdade Salarial, nos termos da Lei de Igualdade Salarial.

A prática de Trabalhista e Previdenciário do Tauil & Chequer Advogados associado a Mayer Brown está à disposição para auxiliar as empresas no esclarecimento de dúvidas relacionadas ao tema.

A elaboração deste Legal Update contou com a contribuição de Mariane Pereira

[View source.]

DISCLAIMER: Because of the generality of this update, the information provided herein may not be applicable in all situations and should not be acted upon without specific legal advice based on particular situations. Attorney Advertising.

© Mayer Brown

Written by:

Mayer Brown
Contact
more
less

PUBLISH YOUR CONTENT ON JD SUPRA NOW

  • Increased visibility
  • Actionable analytics
  • Ongoing guidance

Mayer Brown on:

Reporters on Deadline

"My best business intelligence, in one easy email…"

Your first step to building a free, personalized, morning email brief covering pertinent authors and topics on JD Supra:
*By using the service, you signify your acceptance of JD Supra's Privacy Policy.
Custom Email Digest
- hide
- hide